As
dificuldades encontradas na prática de sala de aula é a falta de atendimento
especializado para estes alunos, pois a fila de espera é extensa e às vezes leva mais de um ano para que este
atendimento seja efetivado e isso acontece com frequência, permanecendo o aluno
sem o acompanhamento durante este período, ficando a cargo da professora a
tarefa de desenvolver suas potencialidades sem saber se é certo ou errado.
Porém
acreditamos ser possível fazer esta abordagem, o que mostra no vídeo o
comportamento e mudança na prática da professora que buscou adaptar as tarefas
para atender o aluno através da socialização dele com o grupo usando de
parcerias.
A
atitude do professor é um dos fatores que mais contribui para o sucesso de
qualquer medida de integração da criança, um processo de fornecer ao aluno uma
educação com a máxima qualidade e eficácia. É na escola que a criança aprende a
confiar em si mesma, percebendo que é capaz de realizar a maioria das
atividades, embora levando um pouco mais de tempo. A ideia
fundamental de inclusão é a de adaptar o sistema escolar às necessidades
dos alunos. O processo de socialização se dá de uma forma muito complicada,
deve ser um trabalho realizado junto com todos os envolvidos no processo.
“Amar não significa tornar
o outro adaptado, submisso ou semelhante a
nós. Amar significa libertá-lo,
deixá-lo livre, deixá-lo viver”
Penny Ma Lean
Nenhum comentário:
Postar um comentário